ACORDO UE/MERCOSUL PODE SAIR EM 2011
15 septiembre 2010
Fuente: Tomado de selección de noticias MRE Brasil/Brasil Económico<p/>
Fuente: Tomado de selección de noticias MRE Brasil/Brasil Económico<p/>
Comissário reconhece dificuldades, especialmente em temas ligados a agricultura. A União Europeia está confiante em fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul até meados de 2011, "Esperamos fechar um acordo dentro de um prazo razoável, até meados do próximo ano", afirmou ontem o Comissário para Comércio da UE, Karel de Gucht. As declarações foram dadas após encontros, em Brasília, com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Miguel Jorge.
Gucht reconhece que ainda existem dificuldades consideráveis entre os dois blocos econômicos para se chegar a uma proposta definitiva de livre comércio.
Agricultura e propriedade intelectual são alguns dos ternas que emperram as conversas. Ainda assim, o comissário mostrou-se. negociações caminharem a partir de agora.
"O clima geral mudou e o que vejo é urna abertura para as discussões", afirmou Gucht.
As negociações entre Mercosul e União Europeia ficaram suspensas por cinco anos e só foram retomadas em maio. Uma primeira rodada de negociações foi feita em julho e, entre os dias 11 e 15 de outubro, urn novo encontro ocorrerá em Bruxelas. No entender de Gucht, os dois blocos tênis condições de apresentar suas ofertas até o fim do ano. Com isso, os negociadores teriam a primeira metade de 2011 para aparar arestas e fazer o desenho final do acordo.