CEPAL RECOMENDA FOCO EM DESIGUALDE E INVESTIMENTOS

30 septiembre 2010

Fuente: <i>Tomado de la Selección de Noticias del MRE de Brasil</i><p/> Publicado por Agência ANSA

A América Latina e o Caribe devem superar questões como a desigualdade para conseguir mais investimentos estrangeiros, concluiu hoje um encontro organizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Comissão Econômica da América Latina e Caribe (Cepal).

Segundo os especialistas, reunidos em Santiago, capital chilena, a América Latina deve superar a desigualdade, fomentando sociedades mais justas e com menores diferenças de renda, e promover a produção, desenvolvendo a indústria tecnológica e de telecomunicações.

Para incentivar a área financeira, as organizações recomendam o desenvolvimento do investimento, criando marcos institucionais adequados para facilitar a criação de empresas na região.

A região "ainda não conseguiu recuperar seus índices de investimentos desde 1970", afirmou Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal. Ela explicou que a recente crise financeira internacional teve um impacto na região, já que ainda não foi possível recuperar os níveis de investimento de 40 anos atrás.

Em 2009, o investimento estrangeiro direto na região caiu 41% para US$ 78 bilhões e, este ano, espera-se que o montante volte a girar em torno de US$ 100 bilhões.

"Nossos países devem alcançar uma taxa de crescimento compatível com a necessidade de gerar mais emprego de qualidade, de tal forma que o mercado de trabalho se converta em um veículo fundamental para a construção de sociedades mais justas", explicou Bárcena.

O diretor da divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial da Cepal, Mario Cimoli, acrescentou que apesar da América Latina apresentar boas perspectivas para atrair investimentos, precisa estabelecer consenso sobre políticas públicas que a favoreçam e consolidem