PRESIDENTE BRASILEIRO DIZ QUE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO CONTRIBUIRÃO PARA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL

19 noviembre 2010

Fuente: Tomado de la Selección de Noticias del MRE de Brasil/Agencia Brasil

Brasília, 19 de novembro- Ao receber o presidente de Zâmbia, Rupiah Banda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter retornado da reunião do G20 convicto de que os países em desenvolvimento darão uma contribuição fundamental para a recuperação da economia mundial. A reunião do G20, que engloba as maiores economias mundiais, ocorreu na semana passada, em Seul, na Coreia do Sul.

“Unimos as vozes dos países em desenvolvimento no G20 comercial por um resultado nas negociações de Doha que atenda efetivamente os interesses dos países em desenvolvimento. Verifica-se, no contexto da crise, um deslocamento do dinamismo econômico em direção ao Sul”, disse Lula em discurso antes do almoço oferecido ao presidente de Zâmbia, no Itamaraty.

Ao colega Rupiah Banda, Lula afirmou que a crise financeira de 2008 mostrou que as políticas públicas de incorporação da população de baixa renda são a base para o crescimento sustentável. “Em meio às turbulências da crise financeira mundial de 2008 comprovamos, na prática, que políticas públicas de incorporação econômica das massas não só funcionam, como constituem a base do crescimento sustentável”.

Lula disse ainda que com políticas de transferência de renda e segurança alimentar Brasil e África estão resgatando a dívida social que dificulta a caminhada rumo ao desenvolvimento.

Os presidentes Lula e Rupiah Banda assinaram o memorando de entendimento que estabelece mecanismo de consultas públicas para um canal permanente de diálogo bilateral. Em julho, Lula visitou Zâmbia e os mandatários dos dois países assinaram dez acordos de cooperação em áreas como educação, saúde e biocombustíveis.