A PEQUENA EMPRESA CONTRIBUI PARA 25% DO EMPREGO FORMAL NA AMÉRICA LATINA
02 diciembre 2010
Fuente: Publicado por Infolatam, España
Fuente: Publicado por Infolatam, España
Santiago de Chile, 2 de dezembro- 46 por cento das empresas na América Latina pertencem ao setor comercial e é um canal estratégico para os grandes produtores e distribuidores de produtos de consumo.
A média de idade do empresário inicial é de 37 anos, enquanto que a do empregador e do conjunto atinge 45 anos e as mulheres superam os homens na fase inicial, quando começar um negócio.
Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na América Latina gerar até 25 por cento do emprego formal e contribuir até 16 por cento do produto interno bruto (PIB) na região, de acordo com um estudo.
De acordo com as estimaciones de la Fundación para el Desarrollo Sostenible 46 por cento das empresas na América Latina pertencem ao sector comercial e são um canal estratégico para os grandes produtores e distribuidores de produtos de consumo.
Além disso, este estudo, realizado conjuntamente pelo Fundo e da Universidade do Desenvolvimento, de acordo com dados fornecidos pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), destacou o papel que estas empresas desempenham no fornecimento urbano e as populações rurais.
Embora seja um setor que está enfrentando as ameaças de modelos de negócio moderno e diversificado, o relatório revelou "importante papel económico e social" do que a "loja de vizinhança" tradicionais ainda nas vilas e cidades da região.
O estudo analisou os casos de 14 países na América Latina e defendeu que as pessoas que decidem iniciar um negócio, 18 por cento pertencem à população economicamente ativa, as ferramentas que já estão estabelecidas chegar a dez por cento.
De acordo com este estudo, 64 por cento dos negócios realizados pertence ao comércio ", que compara o modelo para o caso da Ásia e em 20 pontos de distância para os casos de países mais desenvolvidos como EUA, onde há maior propensão a realizar serviços de maior valor agregado ", disse ele.
O relatório disse que a média de idade do empreendedor original é de 37 anos, enquanto que a do empregador e do conjunto atinge 45 anos e observou que as mulheres superam os homens na fase inicial, quando começar um negócio.
Ele argumentou ainda que, em média, as pessoas que empreendem uma pequena ou média empresa na América Latina têm ensino secundário.
Enquanto isso, o estudo diz que a percepção de inovação de produtos por parte dos clientes é baixa, especialmente na fase em que a empresa já está estabelecida.