SEDE DA UNASUL COMEÇARÁ A SER CONSTRUÍDA EM QUITO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

21 enero 2011

Fuente: Publicado por la Agencia ANSA, vía Google Noticias

Quito, 21 de janeiro (ANSA)- A construção da sede da União das Nações Sul-americanas (Unasul) será iniciada "nas próximas semanas", segundo anúncio feito por Ricardo Patiño, chanceler do Equador, país-sede do bloco.

De acordo com Patiño, "em 2012 [a sede] estará pronta, mas já vamos começar a construção do Centro Político de Integração da América do Sul" em Quito. A demora, segundo ele, se deve à "complexidade da obra".

Os países-membros do bloco regional concordaram em nomear o edifício como Néstor Kirchner, em homenagem ao primeiro secretário-geral do organismo e ex-presidente da Argentina que faleceu em decorrência de uma doença cardíaca em outubro de 2010, na metade de seu mandato no bloco.

A Secretaria-Geral da Unasul está sediada temporariamente em Brasília, mas o acordo entre os países-membro é que sua sede seja na capital equatoriana, enquanto o Parlamento Sul-americano será instalado em Cochabamba, na Bolívia.

A formação da Unasul teve início em 2004 com a assinatura da Declaração de Cuzco por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, e se concluiu em 2007, com a nomeação oficial do bloco e a votação do Equador como sede oficial. O tratado constitutivo foi assinado em Brasília, em 2008.