HILLARY CLINTON NO HAITI INSISTE EM SEGUIR CONSELHOS DA OEA
31 enero 2011
Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Noticias Brasil
Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Noticias Brasil
Porto Príncipe, 31 de janeiro (PL)- A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, insistiu em conversa com o presidente René Préval e três candidatos ao Executivo, que se cumpram conselhos da OEA para estabilizar ao país.
A missão da Organização de Estados Americanos aconselhou excluir o candidato oficialista, Jude Celestin, às eleições de 28 de novembro passado e realizar um segundo turno com Mirlande Manigat e Michel Martelly,ocupantes do primeiro e terceiro lugares.
Segundo informação do Departamento de Estado, a chefe da diplomacia estadunidense se entrevistaria ademais com o representante especial de Nações Unidas e chefe da Missão da ONU para a Estabilização de Haiti (Minustah), Edmond Mulet, bem como visitaria uma clínica na qual tratam doentes de cólera.
"Gostaríamos de ver essas recomendações realizadas," disse a alta servidora pública em declarações fornecidas por seu escritório.
Na passada quarta-feira, o partido oficialista Inite anunciou a saída de Celestrin da campanha pela presidência, mas na sexta-feira o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) reiterou não ter sido informado da decisão tomada pela organização citada, Celestin não se pronunciou sobre a decisão de seu partido.
O segundo turno das eleições foi fixado inicialmente para 16 de janeiro e depois atrasado. Agora está prevista sua realização para 20 de março e os resultados definitivos do primeiro turno se dariam a conhecer em 2 de fevereiro.
Sobre o processo de reconstrução, Clinton disse que não tem sido adequado aos desafios que enfrenta Haiti e defendeu pela agilização dos trabalhos.