EUROCÂMARA VALIDA ACORDO COM AMÉRICA LATINA QUE PÔS FIM À GUERRA DA BANANA
03 febrero 2011
Fuente: Publicado por la Agencia AFP, vía Google Noticias Brasil
Fuente: Publicado por la Agencia AFP, vía Google Noticias Brasil
Bruxelas, 3 de fevereiro- A Eurocâmara ratificou nesta quinta-feira o histórico acordo alcançado com a América Latina no final de 2009 para pôr fim à chamada "guerra da banana", através do qual os latino-americanos tiveram uma redução gradual dos tributos de importação dessa fruta no continente europeu.
Os eurodeputados validaram o texto reunidos em sessão plenária em Bruxelas.
Apesar de o acordo já ter entrado em vigor, a aprovação da Eurocâmera era indispensável para sua validação definitiva. O próximo e último passo na Europa será sua adoção por parte dos 27 países membros da UE.
A 'guerra da banana' opôs durante 16 anos a União Europeia (UE) e os exportadores latino-americanos de banana, que criticavam os europeus pelo tarifação preferencial reservada aos produtores ACP (Ásia, Caribe, Pacífico), em sua maioria antigas colônias.
Em 15 de dezembro de 2009, as duas partes anunciaram ter chegado a um acordo para reduzir ao longo de oito anos os impostos cobrados sobre a importação de bananas latino-americanas, de 176 euros a tonelada a 114 euros até 2017.
Em contrapartida, a América Latina se comprometeu em retirar suas denúncias contra Bruxelas dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC) e deixar de exigir novos cortes dentro da Rodada de Doha para a liberalização do comércio mundial.
Por sua parte, os países ACP mantêm um acesso sem contingentes ao mercado europeu, além de receber uma ajuda de até 200 milhões de euros (280 milhões de dólares) para adaptar-se à nova concorrência dos produtos latinos.