PROPÕEM CRIAR GOVERNO PROVISÓRIO NO HAITI
03 febrero 2011
Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Noticias Brasil
Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Noticias Brasil
Porto Príncipe, 3 de fevereiro (PL)- Um governo provisório a partir de 7 de fevereiro, quando concluirá oficialmente o mandato do presidente René Preval, é a nova proposta de grupos opositores no Haiti.
A administração interina estaria dirigida por um juiz do Corte de Casación ou por uma personalidade designada pelos candidatos presidenciais.
Assim, propõem criar um gabinete com 18 ministros e ao redor de 30 membros de uma junta estatal eleitos por consenso entre os partidos, que inclua a representantes dos 10 departamentos do país.
Segundo indicaram a meios radiofônicos, a proposta deverá pôr-se em marcha a partir de 7 de fevereiro, independentemente ds resultados definitivos do primeiro turno das eleições presidenciais, celebrado em 28 de novembro.
Na opinião de Edmond Suplice Beauzile, do partido Alternative, a ideia do novo executivo contará com amplo apoio popular.
"Este governo garantirá a continuidade do Estado, organizará eleições honestas e inclusivas e prosseguirá a luta contra o cólera", disse Beauzile.
De acordo com Rádio Metrópole, a iniciativa opositora contrapõe-se à possível extensão do mandato de Preval por outros 90 dias, passado o termo constitucional de seu gerenciamento.
A ideia, respaldada por uma lei do Senado haitiano, foi develada pelo próprio dignatário ante o tempo que se tomou o Conselho Eleitoral Provisório para analisar e emitir os resultados do primeiro turno celebrada em 28 de novembro.
O atraso no processo obrigou a pospor para 20 de março o segundo turno das eleições, previsto inicialmente para 16 de janeiro, o qual implica que as estimativas definitivas e o nome do sucessor do dignatário não serão conhecidos antes do mês de abril.