MERKEL E SARKOZY MARCAM CIMEIRA EXTRAORDINÁRIA PARA MARÇO

04 febrero 2011

Fuente: Publicado por Renascensa, Portugal

Bruxelas, 4 de fevererio- Os 17 chefes de Estado e de Governo da Zona Euro vão realizar uma cimeira extraordinária, no início de Março, para acordar o reforço da integração económica pretendido pela Alemanha e pela França.O anúncio foi feito pela Chanceler Angela Merkel e pelo Presidente Nicolas Sarkozy numa declaração conjunta em Bruxelas, à margem do Conselho Europeu que decorre na capital belga.

A Chanceler alemã e o Presidente francês vão aproveitar o almoço de trabalho para apresentar aos demais líderes da União os detalhes do seu plano: o objectivo é fazer convergir as economias europeias e assim reforçar a respectiva competitividade.

Angela Merkel indicou que os dois países estão “firmemente determinados” em que 2011 seja um ano de renovada confiança para o euro.

Na declaração à imprensa não foram revelados quaisquer detalhes. Sarkozy limitou-se a afirmar que as medidas adoptadas até ao momento serviram para ajudar a Grécia e a Irlanda, países que tiveram que recorrer à ajuda europeia para fazer face à crise da dívida, mas também Portugal. E segundo o eixo franco-alemão chegou a altura de abrir uma nova etapa nesta integração.

Notícias publicadas nos últimos dias indicam que, entre outras coisas, Berlim quer que os países da União aumentem a idade da reforma, harmonizem a base comum para a tributação das empresas e criem mecanismos legais que sirvam de travão ao aumento da dívida.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia estão hoje reunidos em Bruxelas para debater questões relacionadas com a energia e a inovação, mas a reunião deverá ser dominada pela apresentação de propostas para a criação de um “pacto de competitividade” por parte da Alemanha.

A situação no Egipto e na Tunísia também foi incluída na agenda dos líderes europeus, na sequência dos recentes acontecimentos na região.