EQUADOR DESTACA AVANÇO INTEGRACIONISTA DE AMÉRICA LATINA E CARIBE

11 febrero 2011

Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Noticias

Quito, 11 de fevereiro (PL)- O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, destacou a criação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) como o novo desafio da integração regional nos próximos anos.

Em sua intervenção diante de servidores públicos, congressistas, diplomatas e representantes de organismos sociais de todo o país, destacou a direção do Presidente Rafael Correa como chave para orientar a política exterior do país, caracterizada por ser soberana, integracionista, solidária e em defesa dos interesses nacionais.

Realçou como um dos avanços mais importantes, o trabalho realizado pelo Equador durante a presidência temporária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), e a ratificação por nove dos 12 membros, o que lhe dará vida jurídica no próximo 11 de março.

Adiantou a possibilidade de uma reunião nesse dia nesta capital dos chanceleres do bloco e talvez dos Presidentes, para celebrar o nascimento legal da Unasul, cuja sede começará a se construir aqui em abril, bem perto da cidade Metad del Mundo.

A incorporação do Equador à Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), foi outro dos pontos relevantes do relatório, a qual qualificou de uma realidade na geopolítica atual e modelo solidário de alianças estratégicas.

Nas relações bilaterais destacou a restauração plena das relações diplomáticas com a Colômbia, os projetos conjuntos com o Peru e elogiou a colaboração de Cuba com as Missões Manuela Espejo e Milagre, e os quase dois mil bolsistas que estudam na Ilha.

O amplo relatório cobriu uma faixa ampla de ações do Equador no marco político, comercial e de integração, e seu resumo, definiu Patiño, é que o país avança unido e otimista em apoio ao Presidente Correa e aos objetivos nacionais e internacionais da Revolução Cidadã.

Ao apresentar ontem à noite na Capilla del Hombre os resultados do gerenciamento da Chancelaria no último ano, Patiño também rendeu homenagem a Oswaldo Guayasamín.

Nesse sentido, afirmou que um dos principais avanços, neste período, o constitui a aprovação do Fundo para a criação do "Centro Ibero-americano Capilla del Hombre", na XX Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

Não é casual o lugar escolhido para esta prestação de contas, pois Guayasamín foi um dos embaixadores mais importantes da cultura revolucionária equatoriana, disse para reconhecer depois o trabalho dos três chanceleres que lhe precederam no cargo desde o triunfo em 2007.