VENEZUELA E COLÔMBIA QUEREM MELHORAR SEGURANÇA NA FRONTEIRA

17 febrero 2011

Fuente: Publicado por la Agencia EFE, vía Terra Noticias Brasil

Caracas, 17 de fevereiro (EFE)- Vários ministros de Venezuela e Colômbia reuniram-se nesta quarta-feira em Caracas para ajustar acordos para melhorar a segurança na fronteira comum e decidir sobre os assuntos econômicos que serão abordados em um próximo encontro entre os presidentes Hugo Chávez e Juan Manuel Santos em Bogotá.

Momentos antes de começar o encontro, o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, disse que entre os assuntos a serem tratados se destacam "os acordos de cooperação em matéria de segurança e narcotráfico, segurança na fronteira e uma agenda política binacional e regional".

A delegação colombiana está formada pela chanceler María Ángela Holguín, e pelos ministros da Defesa, Rodrigo Rivera, e de Comércio, Sergio Díaz-Granados.

"É uma reunião de trabalho como as que normalmente estamos estabelecendo entre os dois governos para manter o ritmo, o seguimento da agenda que estabeleceram os presidentes e preparar o encontro entre os dois líderes na Colômbia", disse o chanceler venezuelano.

"Nunca antes tínhamos definido uma agenda comum para trabalhar estes temas, como, por exemplo, sequestro e extorsão. Nunca tínhamos trabalhado em tais níveis de articulação", afirmou.

Na última segunda-feira, o presidente da Colômbia disse que "o ponto principal" da viagem a Caracas dos ministros é falar do marco jurídico que regerá as relações bilaterais, uma vez que em abril se completa a saída da Venezuela da Comunidade Andina (CAN).

Na reunião iniciada nesta quarta-feira funcionam cinco mesas de trabalho que abrangem temas como infraestrutura, comércio, saúde e segurança e foram constituídas em dezembro de 2010 pelos presidentes de ambos os países.

Em 26 de janeiro, Colômbia e Venezuela deram um passo na colaboração em matéria de segurança com a assinatura de um acordo de cooperação na luta contra o narcotráfico, como resultado das negociações bilaterais desenvolvidas desde novembro passado.

O ministro do Interior da Venezuela, Tarek El Aissami, e o titular de Defesa da Colômbia, Rodrigo Rivera, assinaram em Canaima, no sudeste da Venezuela, o acordo que prevê a troca de informação segura sobre narcotráfico, sequestro e crimes relacionados.

Também contempla o controle de tráfico de substâncias químicas, o trabalho conjunto na luta contra o crime e a possibilidade de "compartilhar ações" nesse terreno.