G20: FMI RECOMENDA DEPRECIAÇÃO DO DÓLAR

25 febrero 2011

Fuente: Publicado por Dinheiro Digital, Portugal

Washington, 25 de fevereiro- O Fundo Monetário Internacional (FMI) é partidário de uma desvalorização do dólar dos EUA, uma medida que ajudaria a conter os desequilíbrios globais, segundo documento apresentado pela instituição de Bretton Woods na cimeira do G20, realizada durante o último fim-de-semana, em Paris.

A sugestão, no mínimo controversa, sustenta que se outros países contribuíssem para uma depreciação do dólar isso permitiria aos EUA reduzir o respectivo défice externo.

De acordo com os especialistas do Fundo, a taxa de câmbio do dólar está sobreavaliada, enquanto a de outras moedas como o euro e o iene estão em níveis adequados face aos fundamentais de médio prazo, refere um dos capítulos do documento “Global Economic Prospects and Policy Challenges” colocado quarta-feira no site da instituição.

Por isso, terá sido recomendado aos responsáveis das finanças e dos bancos centrais do G20 para que facilitem a depreciação -efectiva- da divisa.

A desvalorização pretendida ajudaria a descer o défice de conta corrente dos Estados Unidos para níveis mais sustentáveis permitindo um enquadramento de crescimento económico mais equilibrado a nível global.