PARAGUAI E ARGENTINA ASSINARÃO ACORDOS NA PRÓXIMA REUNIÃO

25 febrero 2011

Fuente: Publicado por la Agencia ANSA, vía Google Brasil Noticias

Assunção, 25 de fevereiro- Paraguai e Argentina assinarão acordos sobre navegação e energia em ocasião de uma reunião que será realizada na próxima sexta-feira (25) entre seus mandatários, Fernando Lugo e Cristina Kirchner, respectivamente.

"Essas questões não só garantem a validade dos canais políticos e do diálogo, mas também a validade de canais institucionais para a realização de acordos", disse o chefe de Gabinete Civil da Presidência paraguaia, Miguel Lopez Perito.

Segundo um comunicado oficial do governo do Paraguai, um dos acordos afirmados se refere à livre navegação dos rios Paraná e Paraguai.

O país vem tendo problemas recentemente devido a um bloqueio de sindicalistas argentinos contra navios que carregam mercadorias de seu país. Eles se dizem solidários com a demanda de um novo sindicato no país vizinho e fazem o boicote como forma de protesto.

Ainda segundo o informe, o acordo também contemplará o compromisso argentino de facilitar o repasse de energia paraguaia por seu território a outros países.

O Paraguai concordou em vender energia ao Uruguai e ao Chile e, segundo o presidente da Administração Nacional de Eletricidade (ANDE), o sistema paraguaio de energia elétrica, Germán Fatecha, as vendas por meio da Argentina começam já em abril.

Os dois presidentes também concordaram em iniciar a construção da barragem de Aña Cuá, que agregará uma capacidade de geração de 270 MW aos 3.100 MW, que produz atualmente Yacyretá.

A reunião terá lugar na cidade argentina de Posadas, por conta da cota máxima alcançada pela hidrelétrica binacional Yacyretá, que atingiu 83 metros acima do nível do mar. Na ocasião, Lugo vai atribuir a sua colega a maior condecoração paraguaia, o "Colar do Marechal Francisco Solano López".