CARICOM ENCERRA REUNIÃO PARA DINAMIZAR INTEGRAÇÃO

28 febrero 2011

Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil Noticias

Grand Anse, Grenada, 28 de fevereiro (PL)- A Comunidade do Caribe (Caricom) encerra cá seu 22 reunião, no intuito de reformar suas estruturas, otimizar seu funcionamento e dinamizar o movimento integracionista sem abandonar os ideais de cooperação e solidariedade.

Seus governantes debatem inúmeros temas de interesse comum com a urgência de focar as prioridades do grupo e implementar estratégias socio-econômicas com ótimos resultados rápidos.

Nesse sentido se referiu Tillman Thomas, presidente do bloco e premiê de Granada, , ao fazer qüestão de validar mais uma vez a aproximação, e compromisso assumido no processo de integração para vencer empecilhos e construir uma comunidade viável, próspera e certa.

O anfitrião também convocou a seus homólogos a discutir as verdadeiras inquietações da população caribenha, que segundo ele, está cada vez mais cética e desconfiada pela lentidão do Caricom para atingir suas metas.

Domesmo jeito, se referiu-se o chefe de Governo jamaiquino, Bruce Golding, ao considerar que seus pares devem lidiar com a constante preocupação sobre a falta de dinamismo do grupo para cumprir seus objetivos.

Nossos povos querem ver resultados, afirmou o governante, enquanto reiterou a necessidade de aprovar propostas efetivas para solucionar as principais questões de agrupamento.

Entre outros asuntos, a reunião caribenha deve lançar o juro Caricom-Haiti, destinado a canalizar empréstimos a comerciantes da área interessados em investir nesse território.

O financiamento, cuja quota inicial será de 100 milhões de dólares e prevê atingir até os mil milhões, faz parte da ajuda regional para reconstruir o irmão país após do devastador sismo de janeiro de 2010.

Esse fenômeno deixou 316 mil mortos, 1,5 milhões de desabrigados e quase toda a infra-estrutura destruída na capital e outras cidades próximas.

A agenda de Grand Anse também inclui a análise de novos projetos de desenvolvimento regional nos ramos da educação, turismo, energia, comércio e meio ambiente, entre outros assuntos.