AMÉRICA LATINA DEVE APRENDER COM ERROS DE IRLANDA E GRÉCIA
03 marzo 2011
Fuente: Publicado por la Agencia AFP, vía Google Brasil Noticias
Fuente: Publicado por la Agencia AFP, vía Google Brasil Noticias
Montevidéu, 3 de março- América Latina deve aprender com os erros cometidos por países como Irlanda e Grécia, e cuidar para que seu forte crescimento seja acompanhado por um aumento da produtividade, disse nesta quarta-feira o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.
"Há lições" nas crises sofridas por Irlanda e Grécia, disse Strauss-Khan a imprensa no Uruguai.
Strauss-Kahn explicou que na última década o incremento médio dos salários nos países da União Europeia (UE) foi de 35%, exceto na Alemanha, 17%, o que explica seu forte aumento de produtividade e de exportações.
Do outro lado, Grécia e Irlanda tiveram um crescimento de salários em torno de 100%, "errando ao conceder muito rápido além do que podiam".
"O crescimento deve beneficiar a todos, mas tem que vir acompanhado de um aumento da produtividade, e quando isto não ocorre, você pode resistir por um, dois, ou até cinco anos, mas depois terá que corrigir de forma dramática e muito mais dolorosa do que imagina".
"Países com um rápido crescimento como na América Latina, e diria o mesmo da Ásia, precisam se preparar para o ritmo correto, sem velocidade excessiva, sem comer muito no primeiro dia para não ficar com fome no segundo", advertiu.