BRASIL REAFIRMA IMPORTÂNCIA DO MERCOSUL PARA SUA POLÍTICA EXTERNA

23 marzo 2011

Fuente: Publicado por la Agencia EFE, vía UOL Brasil

São Paulo, 23 de março (EFE)- O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, reafirmou nesta terça-feira a importância do Mercosul para a política externa da presidente Dilma Rousseff e destacou as relações com a Argentina, seu principal parceiro dentro do bloco que completa 20 anos nesta semana.

Em entrevista coletiva em São Paulo, Patriota ressaltou a importância central da América do Sul e, em particular, do Mercosul para o Brasil.

O Tratado de Assunção, pelo qual se criou o Mercosul, foi assinado em 26 de março de 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que se tornaram membros plenos do bloco.

Patriota lembrou que na última Cúpula do Mercosul, realizada em dezembro passado em Foz do Iguaçu, foi possível verificar o grau de desenvolvimento das economias do Mercosul e o crescente interesse que o bloco desperta internacionalmente.

Segundo ele, o crescimento das economias do Mercosul foi de 8% em Argentina, Brasil e Uruguai e de 14% no Paraguai.

Ele afirmou que Dilma deverá ir ao Paraguai em meados de maio e lembrou que a primeira viagem dela como presidente foi à Argentina, em janeiro.

Para Patriota, o encontro de Dilma com a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, em 31 de janeiro, cumpriu seu propósito de estabelecer um contato direto entre as duas governantes em um momento de intensa relação econômica, comercial e política entre os dois países no projeto do fortalecimento Mercosul e da união regional.

Também se referiu à entrada em vigor do tratado constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em 11 de março, que, segundo ele, é resultado de um esforço de muitos anos de trabalho para estabelecer as bases de uma cooperação e de uma integração sul-americana efetiva.

Segundo Patriota, a constituição da Unasul fortalecerá a integração física, o comércio, as finanças, os projetos comuns em energia e os temas sociais que consolidam a região como uma área de paz, cooperação, democracia e crescente prosperidade com justiça social.

Desde que assumiu o Ministério das Relações Exteriores, Patriota se reuniu com os presidentes de Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Venezuela, e na próxima sexta-feira viajará para a Bolívia para se encontrar com o governante do país, Evo Morales.

A nível regional, o chanceler destacou a participação do Brasil na Cúpula da Comunidade do Caribe (Caricom) e no processo eleitoral do Haiti.