CEPAL: VISITA DE OBAMA GERARÁ MAIS COOPERAÇÃO COM AMÉRICA LATINA

23 marzo 2011

Fuente: Publicado por OReporter.com, Brasil

Nova York, 23 de março (Rádio ONU)- A viagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à América Latina oferece uma "oportunidade imperdível de se revitalizar as relações hemisféricas".

A afirmação foi feita pela secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, Alicia Barcena, no primeiro dia da viagem de Obama ao Chile.

Investimentos Estrangeiros

Segundo a Cepal, os Estados Unidos continuam sendo o maior parceiro comercial individual da região. No Brasil, o país americano aparece em segundo lugar, precedido pela China.

O giro de Obama na América Latina começou, no sábado, com viagem uma oficial ao Brasil. Após passar pelo Chile, ele encerrará o percurso em El Salvador.

O estudo da Cepal "Estados Unidos, América Latina e Caribe: destaques da economia e do comércio", sugere que o país ainda é o maior investidor na região, com cerca de 35% de investimentos estrangeiros diretos entre 1999 e 2009.

O relatório também afirma que apesar da boa performance econômica latino-americana na década passada, os Estados Unidos não tiveram uma estratégia comercial ampla nos últimos anos.

Rodada de Doha

Os tratados de livre comércio assinados com a Colômbia em 2006 e com o Panamá um ano depois ainda não foram levados ao Congresso americano para aprovação.

A Cepal defende uma comissão conjunta de trabalho para concluir a Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio em 2011. A agência acredita que a medida pode ajudar na abertura de um diálogo estratégico dos Estados Unidos com os países da região como parte do G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo.