VENEZUELA COMPRA ENERGIA DA COLÔMBIA PARA REGULARIZAR ABASTECIMENTO

01 abril 2011

Fuente: Publicado por la Agencia ANSA, vía Google Brasil

Caracas, 01 de abril (ANSA)- A Venezuela vai comprar energia da Colômbia "enquanto os problemas [de fornecimento] são resolvidos", anunciou o ministro de Energia Elétrica, Alí Rodriguez Araque, na emissora estatal, Venezuelana de Televisão.

Durante a semana, o serviço de abastecimento de energia registrou falhas em todo o país. De acordo com Araque "as perturbações" no sistema ocorreram por vários fatores, entre eles, "a explosão do gasoduto da Colômbia que abastece as plantas do estado de Zulia e, também, a queda de uma das máquinas perto de Caracas".

Segundo o ministro, "como temos um sistema interconectado [com o da Colômbia] já fizemos os acertos necessários nesse sentido e, portanto, não há razão para alarme ou pânico".

Araque afirmou que para não castigar uma região em particular, baseado nos níveis de transferência de energia, o racionamento está sendo distribuído por todo o país, de forma que há setores que não foram afetados.

Ele declarou que o problema é a falta de capacidade de geração, que não permite "uma reserva considerável de forma que, quando há falha em uma máquina, entre imediatamente a reserva e restabeleça o sistema".

Araque informou que há uma projeção de aumento de consumo, em nível nacional, de cerca de 6%, o que "implicaria na instalação de 2 mil megawatts anualmente e isso é praticamente impossível (...) e uma nova crise nos esperaria".

Por fim, ele garantiu que no começo do ano a demanda nacional estava em 15 mil megawatts mas que, nos últimos dias, houve um forte aumento no consumo.