A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF CHEGA À CHINA PARA ACERTAR REGRAS SOBRE COMÉRCIO
11 abril 2011
Fuente: Selección de Noticias del MRE de Brasil / O Globo
Fuente: Selección de Noticias del MRE de Brasil / O Globo
Brasilia, 11 de abril- A presidente Dilma Rousseff chegou à China. Esta visita ocorre em um momento delicado na China: o país apertou o controle da internet e a repressão a dissidentes, prendendo alguns deles. Um cenário que chama ainda mais a atenção quando a visitante é uma ex-presa política. A presidente Dilma Rousseff desembarcou na manhã desta segunda-feira (11) em Pequim (domingo à noite do Brasil) e ainda não se sabe se e como vai tratar do assunto “direitos humanos”.
A pauta principal tratará de um tema que há anos o Brasil tenta acertar as regras com a China: o comércio. Ao todo, 300 empresários brasileiros acompanham a viagem em busca de oportunidades na China para diversificar as exportações brasileiras. Eles reclamam que o país tem de abrir mais sua economia, como faz o Brasil.
Um dos objetivos da viagem é aumentar a parceira entre os dois países no setor de tecnologia, já que a China está investindo muito em pesquisas. Nesta segunda (11), a presidente Dilma Rousseff teve apenas uma reunião. Foi com o presidente da maior empresa chinesa de equipamentos em internet e comunicação, que anunciou a criação de um centro de pesquisa em Campinas, São Paulo.