FÓRUM ECÓNOMICO MUNDIAL PARA A AMÉRICA LATINA DEBATE RUMOS DA ECONOMIA REGIONAL

26 abril 2011

Fuente: Publicado por Sapo.pt, Portugal

Río de Janeiro, 26 de abril- Mais de 600 personalidades do setor público e executivos de grandes empresas estarão reunidos no Rio de Janeiro de quarta a sexta-feira para discutir os rumos da economia da região no VI Fórum Económico Mundial da América Latina.

Anfitriã do evento, a Presidente Dilma Rousseff, fará uma palestra para marcar a abertura das discussões de quinta-feira, ao lado do fundador e atual diretor do Fórum, Klaus Schawb.

O encontro, que reúne lideranças políticas, sociais e económicas, debaterá questões sobre os desafios económicos e de desenvolvimento para a América Latina, após duas edições em que as possibilidades de crescimento foram ofuscadas pela necessidade de se discutir saídas para a crise mundial.

Em 2009, quando o Rio de Janeiro também foi a sede do evento, a maior parte dos painéis do Fórum foram para discutir a crise global.

Embora questões ligadas aos desequilíbrios macroeconómicos da região também tenham entrado na agenda deste ano, outros painéis, mais otimistas, discutirão, por exemplo, a presença feminina em lideranças económicas e as possibilidades de criação de empregos.

Nota-se ainda um enfoque nas questões ligadas às infraestruturas do continente, até hoje carente no que diz respeito à interligação dos seus sistemas de transporte e comunicações.

Uma sessão especial dedicada ao tema contará com a presença do ex-presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, escolhido pela Presidente para ser a máxima autoridade pública a responder pelos Jogos Olímpicos.

A falta de infraestruturas nos aeroportos brasileiros é uma das principais preocupações dos organizadores, não só nos Jogos Olímpicos, que ocorrerão no Rio de Janeiro, mas também do Mundial de Futebol de 2014, que acontecerá em diferentes cidades do país.

Na sexta-feira, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, falará sobre os investimentos em desportos ao lado do ex-primeiro-ministro britânico e atual representante das Nações Unidas para o Médio Oriente, Tony Blair.

Blair deverá expor aos representantes brasileiros a sua experiência durante os preparativos em Londres para acolher os próximos Jogos Olímpicos, em 2012.

O meio ambiente e os desafios perante as alterações climáticas receberão atenção à parte, com um debate focado em quais devem ser as novas metas e compromissos ambientais a serem cumpridos, perto de completar 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD).

Os eventos políticos recentes ocorridos no mundo árabe também serão tema de debate num ciclo de conversas que discutirá as responsabilidades dos países na defesa dos direitos humanos.