ENCONTRO MINISTERIAL DE DEFESA DA UNASUL NO PERU
12 mayo 2011
Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Lima, 12 de maio (PL)- O Conselho de Ministros de Defesa da União Nações de América do Sul (Unasul) iniciará amanhã uma reunião de dois dias na capital peruana, confirmaram os anfitriões.
O encontro, segundo adiantou em sua viagem sul-americana a secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía, ratificará a decisão dos países do bloco, de fazer da subregião uma região de paz, e a cláusula democrática de apoio à estabilidade constitucional.
O vice-ministro peruano de Políticas para a Defesa, Marco Balarezo, assinalou que a cita tratará sobre o projetado Protocolo de Paz, Segurança e Cooperação que, segundo disse, tem sido proposto por Lima.
Segundo Balarezo, o projeto constitui um avanço da proposta do presidente peruano, Alan García, de redução de despesas em armamento para dedicar mais recursos ao desenvolvimento.
Indicou que Peru propôs o protocolo, ao que se somou a proposta de Chile sobre a chamada arquitetura de segurança subregional e está no tapete ademais um Código de Conduta em matéria de Defesa.
Esses contribuas, acrescentou o servidor público, concluíram em um documento único que se encontra em processo de negociação e definições e que será analisado na cita ministerial.
Balarezo disse que os 12 ministros sul-americanos foram convidados ao III Salão Internacional de Tecnologia para a Defesa e Prevenção de Desastres (Sitdef), que se desenvolverá até o domino próximo aqui.
O evento, disse, trata sobre a utilização dos sistemas de defesa militar para o apoio mútuo na prevenção e ação em casos de desastres naturais e participam 93 empresas de 22 países, como China, Espanha, França, Israel e Alemanha, que exibirão suas equipes.