OMC: PREVEEM DESACELERAÇÃO EM CRESCIMENTO DO COMÉRCIO MUNDIAL

12 abril 2012

Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil

Genebra, 12 de abril (PL)- O intercâmbio global de bens e serviços enfrenta em 2012 prognósticos que apontam para a desaceleração no crescimento da atividade, com um avanço previsto de 3,7 por cento, informaram hoje fontes especializadas.

Segundo a Organização Mundial de Comércio (OMC), essa estimativa é inferior ao incremento média de 5,4 por cento conseguido nas últimas duas décadas.

A entidade assinalou que em 2011 o comércio mundial experimentou um crescimento de cinco por cento, cifra que representa um significativo retrocesso com relação a 2010 (13,8 por cento).

O diretor geral da OMC, Pascal Lamy, advertiu que a economia global segue caracterizada por sua fragilidade e a nova desaceleração prevista para 2012 é um sinal de que o risco persiste.

O organismo atribuiu essa tendência a vários fatores, entre eles, a crise da dívida soberana na Eurozona, o tsunami e terremoto no Japão e as inundações que afetaram a Tailândia, fundamentalmente.

Com relação a América Latina, a entidade ressaltou que as exportações mostraram no ano passado um crescimento interanual de 27 por cento, no entanto as importações avançaram 24 por cento.

A OMC assinalou que as exportações da Índia se incrementaram 16,1 por cento, seguida da China com 9,3 por cento, em contaste com uma contração do 8,3 por cento no volume das vendas externas da África.

Para o período atual, os analistas consideram um crescimento de apenas dois por cento nas exportações das economias desenvolvidas, enquanto os países em desenvolvimento se beneficiarão com um crescimento de 5,6 por cento.