INICIADO NO MÉXICO SEGMENTO DE ALTO NÍVEL DE FORO ECONÔMICO

17 abril 2012

Fuente: Publicado por la Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil

Cidade de México, 17 de abril (PL)- O Foro Econômico Mundial Capítulo América Latina inaugurará hoje seu segmento de alto nível em Porto Vallarta, Jalisco, com a presença de ao menos cinco chefes de Estado, inclusive México, e mais de 500 líderes empresariais de 71 países.

Combate à desigualdade, as novas realidades da energia, as telecomunicações, o campo e a mudança climática, e uma longa lista de temas completam a agenda da reunião que iniciou ontem seus primeiros trabalhos.

Ontem, o presidente Felipe Calderón recebeu representantes do Labour 20, no marco deste Foro.

O grupo, encabeçado por Sharan Burrow, secretária geral da Confederação Sindical Internacional, entregou ao mandatário seus comentários e propostas de cara à próxima reunião do Grupo dos 20 (G20) que se efetuará nos Cabos (Baixa Califórnia Sul) em junho.

Entre as propostas ressaltam o impulso a programas de formação para o trabalho dos jovens, a transição escola-trabalho, a adoção de políticas de proteção social, bem como o crescimento verde como fonte geradora de empregos, destacou um comunicado da Presidência.

Segundo foi divulgado, os candidatos presidenciais Enrique Peña Neto (Partido Revolucionário Institucional, PRI, e Verde Ecologista de México, PVEM) e Josefina Vázquez Mota (Partido Ação Nacional, PAN) terão um espaço nesta terça-feira neste encontro econômico.

De acordo com o programa do evento, a aspirante do PAN será a primeira em oferecer uma conferência e posteriormente terá sua participação o candidato do PRI.

Ao foro (de 16 a 18 de abril) assistirão, além do anfitrião, os governantes de Espanha, Mariano Rajoy; Panamá, Ricardo Martinelli; Guatemala, Otto Pérez, e Suriname, Désiré Bouterse.