COLÔMBIA E BRASIL REVISARÃO ACORDOS EM SEGURANÇA E COOPERAÇÃO
02 mayo 2012
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Bogotá, 2 de maio (PL)- Os ministros de Defesa de Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e do Brasil, Celso Amorim, realizarão hoje aqui uma reunião bilateral na que revisarão os planos comuns em matéria de segurança e cooperação.
Ambos os titulares esperam fortalecer o nível político e estratégico da relação entre ambos países em segurança fronteiriça, proteção à Amazônia e processos de integração regional, segundo um comunicado do Ministério colombiano de Defesa.
Igualmente, esperam avançar na consolidação da cooperação militar, com o desenvolvimento de vários projetos como o do avião KC-390 que permitiria impulsionar a indústria aeronáutica colombiana.
Por outra parte, o encontro será um palco para concretar o intercâmbio de experiências e capacitação em temas como inteligência, operações de paz, direitos humanos e implementação de sistemas de vigilância e controle fronteiriço.
Por sua vez, Pinzón espera que seu par brasileiro apoie a iniciativa de concretizar uma instância na União de Nações Sul-americanas (UNASUL) que se ocupe da luta contra a delinquência organizada multinacional no continente.
Este tema, ademais, será um dos pontos centrais a tratar na reunião de ministros de Defesa de dito bloco integracionista, a se realizar na quinta-feira e sexta-feira próxima em Cartagena das Índias.