DEFENDEM INTEGRAÇÃO TURÍSTICA DA DOMINICANA E HAITI
02 mayo 2012
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Santo Domingo, 2 de maio (PL)- As ofertas turísticas de República Dominicana e Haiti deveriam integrar-se para atingir benefícios significativos a meio prazo, recomendou um estudo do Instituto Tecnológico de Santo Domingo (Intec).
A investigação, citada pelo jornal Hoje digital, assegura que tais dividendos poderiam se conseguir combinando suas respectivas vantagens e oportunidades, apesar da diferença em seus níveis de desenvolvimento.
Os resultados do estudo que teve o apoio do Serviço Social de Iglesias Dominicanas e do Centro de Estudos Dominicano-Haitiano destaca que a brecha existente entre ambas as nações contribui desafios realmente complicados, mas não impossíveis de resolver.
A publicação digital difunde o relatório apresentado por Intec e sugere buscar no futuro alternativas para que parte dos atuais fluxos de turistas estrangeiros a Dominicana possam lhe lhes oferecer outros destinos em Haiti. O estudo recomenda tentar vincular em um primeiro momento os produtos do noroeste dominicano e o nordeste haitiano para poder incentivar os segmentos do mercado que poderiam se interessar em produtos turísticos binacionais.
Outra recomendação tenta induzir aos interesses multinacionais, pois contam com investimentos na Dominicana, que iniciem projetos em Haiti.
Dominicana mostrou nas últimas três décadas um impulso extraordinário de sua indústria turística, conseguindo uma posição entre os primeiros destinos do Caribe e dessa situação poderia ajudar muito o Haiti em temas como a capacitação de sua força trabalhista e a promoção, acrescentaram os pesquisadores.