ESTADOS DA OECO PREPARAM-SE PARA RIO+20
03 mayo 2012
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Nações Unidas, 3 de maio (PL)- O acesso à energia, sua produção e eficiência e fontes renováveis serão analisados na semana próxima em Barbados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), anunciou as Nações Unidas.
A reunião será promovida pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento e Organização dos Estados do Caribe Oriental e se realizará nas vésperas da Conferência sobre Desenvolvimento Sustável (Rio+20), programada para junho no Rio de Janeiro.
Na reunião de Bridgetown participarão representantes de alto nível de cerca de 40 países insulares do Caribe, dos oceanos Pacífico e Índico e da África membros da PEID, agrupamento integrado por Estados membros da ONU e outros territórios.
Os países desse grupo podem conseguir um futuro próspero e livre de pobreza transformando seu setor energético, afirmou o premiê barbadense, Freundel Stuart, ao referir-se à importância do fórum que começará na próxima segunda-feira.
O chefe de Governo defendeu que todos se somasse em uma só voz para defender a aspiração de conseguirem a plena sustentabilidade e contribuírem com o sucesso da Rio+20.
Os países caribenhos membros do PEID são Antiga e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Saint Kitts e Nevis, Santa Luzia, São Vincente e Granadinas, Suriname e Trindade e Tobago.
De outras regiões, a lista inclui Cabo Verde, Kiribati, Ilhas Comores, Maurício, Marshall, Maldivas, Seychelles e Salomão, Guiné-Bissau, São Tome e Príncipe, Cingapura, Fiji, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga e Vanuatu.
Entre os territórios agrupados no PEID estão Anguila, Aruba, Ilhas Virgens (britânicas e norte-americanas), Montserrat, Antilhas Holandesas, Porto Rico, Samoa, Marianas, Ilhas Cook, Polinésia Francesa, Guam, Nova Caledônia e Niue, entre outros.