COMÉRCIO GLOBAL ESTÁ BEM ABAIXO DA TENDÊNCIA PRÉ-CRISE

18 mayo 2012

Fuente: Publicado pela Agencia Reuters, vía Google Brasil

Londres, 18 de maio (Reuters)- O crescimento do comércio irá desacelerar este ano e os volumes não devem retomar a tendência pré-crise por pelo menos outros quatro anos, de acordo com pesquisa da Câmara Internacional de Comércio (ICC, na sigla em inglês).

A ICC informou esperar que o comércio, a força vital da economia global, tenha expansão de 5,2 por cento este ano e de 7,2 por cento em 2013.

O crescimento em 2011 foi de 6,6 por cento, guiado por mercados emergentes, mas desacelerou no final do ano. Os volumes de exportação da zona do euro caíram 5,9 por cento em 2011.

Após o colapso do Lehman Brothers em setembro de 2008, o comércio global sofreu a queda mais profunda desde a Grande Depressão na década de 1930, na medida em que os bancos agiram de forma mais precavida. Esses problemas financeiros diminuíram, mas não desapareceram, alertou a ICC.

"Deixados abandonados, eles ainda podem causar danos irreparáveis para a indústria financeira de comércio", disse o relatório, baseado numa pesquisa com 229 bancos em 110 países.

Entre as principais preocupações dos banqueiros, está a escassez de capital. Muitos bancos europeus que eram tradicionalmente grandes fornecedores de finanças comerciais deixaram o mercado ou diminuíram fortemente suas operações por causa de restrições de crédito e pressões para desalavancar.