GOVERNO PARAGUAIO PEDE A PARLAMENTO RATIFICAR BANCO DO SUL

22 mayo 2012

Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil

Asunción, 22 de maio (PL)- O governo paraguaio pediu ao Parlamento ratificar o convênio de participação no Banco do Sul, de acordo com uma solicitação oficial do Ministério de Relações Exteriores.

O convênio do Banco entrou em vigor no passado mês de abril e os documentos de sua ratificação já foram consignados por Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela, sócios fundadores da entidade.

Por outra parte, Chile e Peru participam como observadores e Paraguai, ao igual que Brasil, não ratificou ainda o mencionado documento em seus respectivos parlamentos.

O Banco outorgará créditos para projetos de desenvolvimento levados adiante pelos 12 países integrantes da União de Nações Sul-americanas (UNASUL).

Além da sede principal em Caracas, Venezuela, o Banco terá subsedes em Buenos Aires, Argentina, e a Paz, Bolívia.

Paraguai é o país que deverá contribuir a menor quantidade de fundos para o funcionamento do Banco do Sul, pois os acordos adotados inicialmente lhe atribuem somente 100 milhões de dólares em seu caráter de membro e por ter direito a receber os créditos mencionados.

Setores da oposição ao governo do presidente Fernando Lugo destacaram-se no passado na rejeição ao pertence do país ao Banco, apesar de que se sublinhou por analistas e especialistas a conveniência de sua participação para o financiamento de seus programas.

A comunicação do Ministério de Relações Exteriores, que deu entrada oficial ao Parlamento, colocará novamente sobre a mesa o debate sobre o tema e tem como objetivo atingir um consenso para permitir ao Paraguai desfrutar dos benefícios de seu funcionamento.

Os legisladores deverão agora fixar data para o tratamento da solicitação governamental, o qual se espera seja feito nas próximas semanas, de acordo com uma fonte parlamentar.