RELAÇÕES EQUADOR-COLÔMBIA ATRAVESSAM SEU MELHOR MOMENTO
10 agosto 2012
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Quito, 10 de agosto (PL)- O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que as relações entre seu país e a Colômbia atravessam hoje seu melhor momento da história, depois de uma ruptura durante 21 meses em março de 2008.
Correa assinalou à imprensa, na cidade equatoriana de Guayaquil, que Bogotá e Quito também planejam a construção de três rodovias para melhorar a conectividade entre as duas nações.
Estas declarações produzem-se apenas uma semana após o encontro entre os chanceleres da Colômbia, María Angela Holguín, e do Equador, Ricardo Patiño.
Nessa oportunidade, os chefes da diplomacia de ambos Estados acordaram instaurar na cidade equatoriana de Tulcán uma reunião em outubro entre o presidente Correa e seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, tendo em vista impulsionar o desenvolvimento fronteiriço.
Segundo relatórios das Forças Armadas do Equador, citados pela imprensa nacional, entre os dois países vizinhos existiam 55 caminhos ilegais até 2008.
No dia 3 de agosto, Holguín e Patiño avaliaram o cumprimento dos compromissos do último ano e acordaram novas linhas estratégicas, ações e prazos para o fortalecimento das relações bilaterais.
Também abordaram a proposta que se realizará aos gabinetes de cada país sobre o relançamento de uma "relação diferente", que lhes permita maior integração.
Além disso, referiram-se à criação de uma zona de paz, progresso e igualdade na fronteira comum, entre outros avanços.
A Colômbia comprometeu-se a realizar uma transação à Agência das Nações Unidas para os Refugiados no valor de 500 mil dólares, que será concretizada em meados de agosto para dar atenção a seus compatriotas em território equatoriano.