CHANCELER MEXICANA DESTACA INCREMENTO DE VÍNCULOS COM AMÉRICA LATINA

05 septiembre 2012

Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil

Cidade de México, 5 de setembro (PL)- A secretária de Relações Exteriores de México, Patricia Espinosa, afirmou que durante à atual administração se incrementaram notavelmente os vínculos de seu país com América Latina e o Caribe.

Segundo Espinosa, existia um afastamento com essa região, mas o governo de Felipe Calderón conseguiu uma agenda de integração, com consciência de que existe pluralidade e do respeito à decisão dos povos.

O chanceler precisou que na atualidade México carece de conflito com alguma outra nação.

Ao fazer um balanço das relações exteriores no sexênio do governo já próximo de culminar, a servidora pública avaliou como seu maior lucro a reposição de México no palco internacional.

Em relação com um recente ataque de polícias federais contra dois agentes estadunidenses e um marinho mexicano, expressou que esse incidente não afetou as relações entre ambos países.

Na conferência de imprensa, Espinosa também referiu diversos lucros do gerenciamento internacional, entre eles o papel do governo mexicano na Cúpula do Grupo dos 20, bem como no incremento do investimento estrangeiro e o turismo.

Assim mesmo, mencionou a participação mexicana na constituição da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos, nos trabalhos para preservar o meio ambiente e no aumento das relações diplomáticas com outras nações, que hoje somam 193.