CHANCELERES DA UNASUL DISCUTEM OBSTÁCULOS E DESAFIOS

29 agosto 2013

Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil

Paramaribo, 29 de agosto (PL)- Os chanceleres dos países membros da União de Nações Sul-americanas (UNASUL) se reunirão hoje aqui às vésperas da VII Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo do grupo, que acontece amanhã.

Durante o encontro desta quinta-feira, abordarão vários temas regionais e internacionais, como parte dos trabalhos prévios à cúpula.

Paralelamente, a delegação da Guiana, que recebe das mãos do Peru a presidência temporária do grupo, apresentará suas propostas e planos para os próximos 12 meses. O delegado do Suriname perante a organização, Ike Antonius, destacou que esperam que esta semana se fortaleça e desenvolva uma visão estratégica do grupo.

Assim mesmo, explicou, será debatida a necessidade de abolir o visto para os cidadãos dos países membros da UNASUL em 2019. O objetivo é criar um passaporte sul-americano, sublinhou.

Também será colocado em destaque o legado do falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez, um dos principais defensores da integração latino-americana.

Além disso, daremos as boas-vindas ao Paraguai, país suspendido do organismo em 2012 depois da destituição do então presidente Fernando Lugo.

O mandatário do Equador, Rafael Correa, adiantou dias atrás que no encontro solicitará a criação de um centro de arbitragem regional.

Oxalá entendamos que uma forma de nos submeter ao capital são essas instituições, nas quais tudo está em função das transnacionais e onde acabam com os Estados, indicou Correa.

A UNASUL está integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.